quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

DOCUMENTÁRIO: GOING CLEAR - SCIENTOLOGY AND THE PRISON OF BELIEF


Sinopse:
Documentário que mostra a história e os bastidores da Cientologia, religião com adeptos famosos como Tom Cruise e John Travolta. Ex-membros denunciam, em entrevista, chantagens, abusos físicos e psicológicos sofridos durante o tempo em que foram membros. 

Título Original: Going Clear: Scientology and the Prison of Belief (Estados Unidos da América)
Ano: 2015
Direção: Alex Gibney
Elenco: Bill Murray, Paul Haggis, Tom de Vocht, Dennis Erlich

Trailer:

Opinião:
A Cientologia é uma religião criada por L. Ron Hubbard, que começou sua carreira escrevendo histórias de ficção científica. A Cientologia é, basicamente, uma filosofia de auto ajuda, buscando a consciência do indivíduo sobre eventos traumáticos de seu passado, em um processo que eles chamam de "limpeza". Ou seja, "lindo" como qualquer outra religião em seus preceitos de "amor", "compaixão", "humildade" e "elevação espiritual". A Cientologia tem ganhado adeptos pelo mundo principalmente entre famosos. 
O documentário da HBO, forte concorrente ao Oscar na categoria, conta a história da igreja através de entrevistas com ex-membros da igreja, com depoimentos chocantes, entre eles o do ator Bill Murray. A Cientologia é investigada há anos por denúncias envolvendo abusos físicos, extorsão e trabalho escravo e infantil. 
O documentário é, sobretudo, assustador. A crítica não serve só para a Cientologia, mas também para muitas outras religiões que utilizam de chantagens sociais e psicológicas para continuar a extorquir seus adeptos e continuar a enriquecer sem precisar pagar impostos.

2 comentários:

  1. ja ouvi falar muito sobre essa "seita", inclusive a esposa do tom cruise, kate holmes pediu o divorcio por ele influenciar a filha do casal...e mole!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas o buraco é bem mais embaixo. Falam muito dele no documentário, de como manipulam praticamente tudo na vida dele.

      Excluir